O que é EBM?

De Wikipedia, a enciclopédia livre …

Música corporal eletrônica, EBM ou dança industrial é um gênero de música que combina elementos de música industrial e música de dança eletrônica. Ele veio pela primeira vez à proeminência na Bélgica.

Surgindo no início dos anos 80, as primeiras influências do gênero variam de música industrial (Throbbing Gristle, Cabaret Voltaire), synthpunk europeu (DAF, Liaisons Dangereuses, Portion Control) e pop-oriented música eletrônica (Kraftwerk).

Características

O estilo foi caracterizado por batidas eletrônicas dançantes, escassas e escassas, vocais claros sem distorção, gritos ou rosnados com efeitos de reverberação e eco e linhas repetitivas de sequenciador. Neste momento importantes sintetizadores foram Korg MS-20, Emulator II, Oberheim Matrix ou Yamaha DX7. Os ritmos EBM típicos são baseados em 4/4 batidas, principalmente com alguma sincopação menor para sugerir uma estrutura de ritmo de música rock.

História

1978-1987

O termo música de corpo eletrônico foi cunhado por Ralf Hütter da banda eletrônica alemã Kraftwerk em 1978 para explicar o som mais físico de seu álbum The Man-Machine. DAF da Alemanha usou o termo “Körpermusik” (música corporal) para descrever seu som punk danceable eletrônico. O termo foi usado mais tarde pela banda belga Front 242 em 1984 para descrever a música de seu EP daquele ano, No Comment. A frente 242 caracterizou a sua abordagem como caindo entre Throbbing Gristle e Kraftwerk. Nitzer Ebb, influenciado pela DAF e Cabaret Voltaire, seguiu logo depois. Grupos dessa época aplicavam com freqüência a estética realista socialista, com intenção irônica. Outros grupos proeminentes incluem Die Krupps, à; GRUMH …, e A Split-Second.

1988-1993

Na segunda metade da década de 1980, grupos de música americana e canadiana, como Front Line Assembly, Ministry e Schnitt Acht começaram a usar elementos EBM típicos europeus. Eles combinaram esses elementos com a aspereza do rock industrial americano, particularmente no caso de Revolting Cocks. Nine Inch Nails continuou a polinização cruzada entre EBM e rock industrial. Um resultado foi “Head Like A Hole” (1989).

Enquanto isso, EBM tornou-se popular na cena do clube subterrâneo, especialmente na Europa. Nesse período, as marcas mais importantes foram a belga PIAS e a Antler-Subway, a alemã Zoth Ommog, a North American Wax Trax! E os Rekords suecos da energia. Artistas significativos incluíram And One, Armageddon Dildos, Bigod 20, The Neon Judgment, e Attrition.

Entre o início e meados da década de 1990, muitos artistas EBM dividir, ou mudou seu estilo musical, pedindo mais distorcida elementos industriais ou elementos de rock ou metal. O álbum Tyranny For You de pioneiros da EBM Front 242 iniciou o final da era EBM dos anos 80. Nitzer Ebb, um dos artistas mais importantes, também se tornou uma banda de rock industrial. Sem a força de suas figuras, a música eletrônica original do corpo desvaneceu-se por meados dos anos 90.

Eletro-industrial

O electro-industrial é uma conseqüência da EBM e da cena pós-industrial que se desenvolveu em meados dos anos 1980. Enquanto EBM tem uma estrutura mínima e produção limpa, eletro-industrial tem um som profundo e em camadas, incorporando elementos de ambiente industrial. O estilo foi pioneiro por Skinny Puppy, Front Line Assembly e wumpscut :. Em meados da década de 90, o estilo gerou os eletrodos escuros e aggrotech.

Renascimento

No final dos anos 90 e depois do milênio, grupos suecos e alemães como Tyske Ludder, Jäger 90 e Spetsnaz reproduziram o velho estilo EBM. No mesmo período, vários artistas da cena techno européia começaram a incluir mais elementos de EBM em seu som. Esta tendência cresceu paralelamente à cena emergente do electroclash e, como a cena começou a declinar, uma série de artistas associados, como The Hacker, Hell DJ, Green Velvet, e Black Strobe, mudou-se para este techno / EBM crossover estilo . Tem havido uma convergência crescente entre esta cena ea velha escola EBM cena. Bandas e artistas remixaram uns aos outros. Mais notavelmente, Terence Fixmer se juntou com Douglas Douglas McCarthy Nitzer Ebb para formar Fixmer / McCarthy.

Dia da EBM?

Desde que a Front 242 começou em 1981, o número 242 ocupou uma posição especial na numerologia da Electronic Body Music. Usando o formato de data usado frequentemente em Europa (dd / mm = 24/2) é razoavelmente óbvio porque o dia internacional de EBM é comemorado em fevereiro 24. Embora os povos sobre o mundo provavelmente comemoraram este dia antes com seus amigos, nunca Sido um dia de celebração oficial antes. Mas a partir de agora, todos os anos em 24 de fevereiro; É dia internacional de EBM! Sua única finalidade é que todos os fãs do EBM em todo o mundo agora têm um dia especial quando eles podem se reunir e ouvir, ou dançar, ou festa, Electronic Body Music.

Artigo extraído do site International EBM Day link: http://internationalebmday.org/?page_id=7

Compartilhar...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

You may also like ...

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *